O inglês Médio ou medieval se caracteriza pela fase compreendida entre o início do século XV. Nela, temos o reinado da Dinastia Tudor quando o inglês perdeu muitas de suas flexões nominais e verbais, e muitas palavras francesas incomporaram-se ao léxico.
INGLÊS MODERNO
O Inglês Moderno se caracteriza pela fase compreendida do ano de 1475 d. c. até os dias atuais. Nela, houve a unificação da língua com base no dialeto da região londrina.
A transição do inglês médio ao moderno foi marcada por uma rigorosa evolução fonética na pronúncia das vogais, o que ocorreu entre os séculos XV e XVI. O lingüista dinamarquês Otto Jespersen denominou tal mudança de Grande Mudança Vocálica, que se constituiu em alterar a articulação das vogais em relação às posições dos lábios e da língua, que no geral se elevou em um grau. Esta mudança transformou as 20 vogais que como consequência da aparição da imprensa. Até então o Inglês médio possuía uma escrita mais fonética; todas as consoantes se pronunciavam, enquanto que hoje algumas são mudas como o I em Walking.
A partir de 1500 começa o período da expansão geográfica do Inglês; primeiro nas regiões vizinhas da Cornuália, Gales, Escócia e Irlanda, onde substitui quase completamente o céltico e nas ilhas Sheltands e Órcadas substitui a língua descendente do Norueguês Antigo chamado Norn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário